.
Ao Ritmo do Verão

.


Porque o mundo é feito de muitas culturas, das tradicionais à urbanas, do hemisfério Sul a0 hemisfério Norte, em Julho de 09 preparámos um conjunto de formações de pequena duração que o desafiam a descobrir princípios básicos de diferentes danças.

Diferentes ritmos, musicalidades, técnicas e movimentos ao serviço da expressão e celebração de diferentes culturas.

O desafio foi lançado e depois da praia ou do trabalho foram muitos os que a nós se juntaram!

Danças Orientais

Dance Hall

Sevilhanas

Top Rock

Ritmos Africanos



----------------------------------------------------------------------------------

DanceHall ragga


O DanceHall nasceu na Jamaica na década de 60/70, tendo aparecido como movimento de rua. Nasceu com o RAGGAE ROOTS tendo como nome primário RAGGA MUFFIN.

Tina membro da BAD LIKE YAZ, crew de DanceHall e professora na DanceFact. Participa em várias competições nacionais e internacionais.


+ info em www.myspace.com/bad_like_yaz

----------------------------------------------------------------------------------
Danças Orientais



A Dança Oriental é um espaço onde cada um ganha liberdade para expressar as suas emoções, trabalhando as mais variadas formas de expressão corporal, respiração e postura do corpo. Esta oficina debruça-se sobre dois tipos de dança: a Dança do Ventre e a Dança Tradicional Egípcia. Trabalharemos a postura pélvica, a ondulação, a separação das várias partes do corpo e a expressão emotiva caracteríticos da Dança do Ventre utilizando o Véu como adereço que nos conduzirá à descoberta a sensualidade e a leveza do corpo feminino. Exploraremos também movimentos mais acentuados, nomeadamente a acentuação pélvica, caracterísicos da Dança Tradicional Egípcia entregando-nos à alegria e libertação característica deste tipo de dança.

Diana Azevedo Ensina danças tradicionais desde 2002 um pouco por todo o pais. Mentora dos projectos de raiz tradicional Popolomondo e membro do grupo MU, dedica-se desde 1997 à recolha de música e danças tradicionais sobretudo da Europa Central e de Leste e do Médio-Oriente.


+ info em www.myspace.com/dianazevedo e www.myspace.com/popolomondo

----------------------------------------------------------------------------------

TopRock break dance


TopRock é um dos 4 elementos do Bboying, a par do footwork, power moves e freeze. Refere-se a uma corrente de passos executados numa posição vertical e pressupõe uma mistura de coordenação, flexibilidade, ritmo e musicalidade.


Max coreógrafo e BBOY de renome internacional. Mentor da MOMENTUM crew, da escola DANCE FACT e do evento EURO BATTLE. Distinguido com os prémios de Coreógrafo e Melhor Grupo/ categoria Hip Hop, Portugal Dance Awards(2009).

Links: http://www.momentumcrew.org/

----------------------------------------------------------------------------------
Danças Tradicionais Europeias


Cada região do mundo tem a sua expressão popular, nomeadamente através da dança. Ao conjunto dessas danças é dada a designação de danças tradicionais. No contexto desta formação abordaremos algumas das danças tradicionais características de alguns países da Europa, dançadas a par, em roda ou em grupo.


Marina Vasques Pós graduada em dança pela Escola de Motricidade Humana (2003). Professora de dança do ensino vocacional artístico desde 2004. Ensina danças tradicionais desde 2004 um pouco por todo o país colaborando regularmente com a Tradballs.

Links: http://www.tradballs.com/

----------------------------------------------------------------------------------
Sevilhanas


Originárias do folclore Andaluz, as Sevilhanas são um dos principais ícones da cultura espanhola, uma dança popular, social e alegre. Compostas por quatro coreografias distintas exprimem sentimentos de disputa, provocação e sedução, podendo ser dançadas individualmente, em trio, em quadrilha, à roda, com leques, com castanholas.

Sandra Esteves Formada em Ballet Clássico, Dança Moderna e Danças Nacionais da R.A.D.( Royal Academy of Dance ) e I.S.T.D. (Imperial Society of Teachers of Dance ). Foi formadora e intérprete de Flamenco na X e XI edições do Andanças, e desde 2001 que pertence ao grupo “ Tablao Flamenco”.

----------------------------------------------------------------------------------
Ritmos Africanos Kizomba e Kuduro


Kizomba e Kuduro são originários de Angola. Kizomba trata-se de uma fusão do semba com o zouk e era também o nome dado à festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão, sinônimo de congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça, a exaltação da vida e da liberdade. O Kuduro é uma dança que evoluiu para um género musical, semelhante à do Afro Zouk (Kizomba), mas num andamento intermédio e com influencia de outros géneros como o Sungura, Semba e Ragga. O nome Ku-Duru vem do quimbundo e sugere cú-duro, bunda-dura, implicando o estilo da dança em que se tem o quadril duro.


Sandra Felício Licenciada em Contabilidade e Instutora de Fitness. Desde 2007 lecciona danças Latinas e Ritmos africanos. Participa regularmente em diversos congressos de salsa nacionais e internacionais tendo trabalhado com Marco B. & Flamboyan Dancers (Itália), Eddie Torres (N.Y) e Jonnhy Vazquez (Los Angeles). Desde 2008 é professora substituta de Ritmos Latinos do Pai da Salsa em Portugal, Ernesto Acosta e professora de Ritmos Afro-Latinos sob tutoria do mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário